5 de maio de 2010

para alguem de aniversário hoje...

Indaial, santa Catarina, 5 de maio de 2010.

ps: Para ler ao som de barulhos pequenos.

Fernando,

Tem certos dias em nossas vidas, que acontecem certas coisas estranhas q não podemos explicar, conhecerem alguém pode não ser estranho, conhecer alguém como que te conheci é “diferente” (vamos usar assim com aspas p dar um ar exótico ao acontecimento). Eu sei que essa carta é só nossa, mas sabe, a gente esquece ela numa gaveta, no meio de um livro, numa caixinha de recordações, e às vezes alguém pode chegar do nada, vasculhar sem interesse e displicentemente ler o que estou te escrevendo hoje, por isso acho q vou deixar assim, como nos conhecemos é assunto nosso, fica na memória, não preciso dizer, porque como eu sempre falo, dizer é irremediável, fica sempre um farelo no prato, no chão, pra lembrar que acabamos de fazer bagunça.

Não é que eu saiba me expressar melhor por cartas, e que não possa fazer isso pessoalmente, não não... Bem que queria estar por perto. Só que meu abraço vai ficar p um dia distante, que não hoje, meu carinho (aquela coisa boba de passar a mão no cabelo, olhar nos olhos e perguntar se ta-tu-do bem) vai ficar quem sabe pra uma próxima estação, quem sabe o inverno? Eu queria poder te dizer tantas coisas, não porque hoje é teu aniversario, mas dizer porque dizer é edificante, te dizer é simples, mas é importante pra mim, não sou aquela pessoa que tem muitos amigos, e os poucos não são nada perfeitos, mas sou alguém q sente falta, que queria poder estar ai perto de você pra te dar um colo, te por pra dormir, e dizer que vai dar tudo certo. Não porque é seu aniversario, mas porque é você, todo dia, sempre, porque ter sua amizade, mesmo que desse jeito distante, mesmo q eletronicamente, mesmo tudo isso infernal e digitalmente necessário, mesmo assim, ter sua amizade é como ter um jardim de tulipas plantado em frente a porta na primavera.

Bom é saber q você existe, mesmo eu não estando inspirado hoje p escrever, mas não restam muitas alternativas. Ligar quem sabe... não... ligar é voz de mais, nervosismo de mais, palavras certas de menos, eu sempre acabo falando de mais no telefone, mas nunca é exatamente o que quero dizer.

Então escrever essa carta foi a única coisa que sobrou para te dar de presente, espero que ela chegue ate o dia do teu aniversario, espero que fique surpreso quando o carteiro bater a sua porta. Escrever cartas é sempre bom, (“tenho pena das pessoas que não escrevem cartas” – Elizabeth Bishop) escrever-te então, é quase um momento de pura paz.

O senhor, mesmo não sabendo ou acreditando, faz parte da minha vida, é importante p mim, é um amigo de verdade, mesmo longe, mesmo não podendo tocar-te e dizer, com palavras tortas, que hoje eu te desejo uma fé enorme, te desejo sonhos bons, tranqüilos, te desejo esperança, te desejo um brinquedo novo e um bolo cheio de chantilly. Falar-te que é fácil ser feliz, mais fácil que chorar, ser feliz depende de coisas bem pequenas, quem sabe ate uma carta...

“a gente não deve permitir que as cartas se tornem obsoletas, mesmo que, talvez, já tenham se tornado” (caioF)

Só queria dizer que te amo como amigo, como irmão, que te quero bem, e me sinto feliz por saber que posso te contar segredos, e que você também pode me contar coisinhas, mas isso fica pra uma próxima carta, me escreva também, “tem sempre espaço na casa e no coração”.

PARABÉNS!

De quem te adora, Nattan Perius.

Um comentário:

  1. Nattan, eu fico até com vergonha de tentar esboçar um agradecimento, depois de ler tudo q vc escreveu! É claro, que vindo de você, eu já esperava um texto lindo... mas esse foi tao autentico, singelo, carinhoso e poético. Estou mais que agradecido, Nattan. Estou aqui realmente emocionado. Queria poder te abraçar. Como vc msm sempre diz, amo-te, querido. Vc é mais que especial.

    ResponderExcluir