27 de março de 2010

“O caminho é in, não off”


depois de postar essa maravilhosa crônica da martha medeiros, ontem, tarde da noite, passei um café, coloquei bethânia num volume quase baixo pra tocar, sentei na minha poltrona, acendi um cigarro, folhei um livro qualquer, a antologia do lorca, quem sabe o triângulo das águas... não sei. e parei pra pensar que, realmente, as melhores festas acontecem dentro do nosso apartamente... e hoje falei sobre isso com duas pessoas, primeiro, com o jeffe, que gentilmente saiu p jantar comigo, e segundo, com o mike, que carinhosamente veio me visitar depois da janta, sempre agradáveis companhias... falei que é incrível como realmente vivemos a mercê da felicidade alheia, somos escravos da felicidade do vizinho do apartamento ao lado, martha esta mais uma vez certíssima, a felicidade alheia eh realmente insuportável! acariciando a poltrona (já com o livro qualquer solto displicentemente no tapete) parei pra pensar que essa era a melhor festa que eu havia dado no meu apartamento nos últimos tempos, uma festa pra mim, só pra mim, onde eu posso me concentrar só em coisas que me fazem bem, cantarolar o que estava tocando (num volume quase baixo): "... a porta do barraco era sem trinco e a lua furando nosso zinco salpicava de estrelas nosso chão...", mexer nas tintas novas, sentir no meio do cheiro forte do tabaco aquelas suaves essências que se dicipavam no ar, incenso de manjericão aceso ali por perto, ali longe, sabe, descobrir que você pode ser feliz dando pequenas festas egoistinhas, é incrível, descobrir o valor que tem um bilhete antigo, uma sacada, uma cabrocha, um luar, um violão... parei pra pensar na frase do caio que intitula essa postagem, o caminho é in, é aqui dentro, nada nem ninguem vai mudar nada la fora, se eu nao resolver colocar as coisas nos lugares certos aqui, aqui na minha cabeça, o caminho eh IN, nao OFF. olha que irônico, falar de felicidade e de caio num mesmo post!
e, acho eu, que a felicidade do outro não importa tanto assim quando a auto-felicidade esta por perto, porque qualquer coisa pequena é motivo suficiente pra uma indubitável lembrança, um sorriso, até quem sabe, uma lágrima... essas pequenas festas são inesquecíveis, dançar pra você, assim mesmo, sem se preocupar com quem esta olhando! não tem ninguém olhando, danço, danço e danço! bebo mais uma taça de vinho, bebo-me, é pra mim, minha festa, nao vou esquecer. duro só é esquecer a dor, o resto ainda eh festa aqui dentro...


ps: a obra acima eh do pintor expressionista austríaco egon schiele. (uma hora faço uma publicação falando sobre ele). fica a dica. um dos meus pintores favoritos. um lindo final de semana a todos...

3 comentários:

  1. O caminho é sempre dentro de nós. Não adianta buscar muitas resposta fora do que somos. Tudo que sou continua aqui. E persiste.

    Beijo-te.

    ResponderExcluir
  2. "acho eu, que a felicidade do outro não importa tanto assim quando a auto-felicidade"

    Vim ver seu blog quando vi o link na comuninade. Gostei muito, e me indentifiquei muito. Sigo-te e estarei sempre por aqui.
    Um beijo e bom final de semana.

    http://coffeeblogandcigarettes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. obrigado querida, um prazer te-la aqui no blog, seu blog tbm uma arrazo! vou fazer um post falando dele. bejos

    ResponderExcluir