29 de outubro de 2010

Brasil, mostra a tua cara.


mais uma vez esse papo de eleição. beleza, eu nao voto, nao transferi o titulo, e como todos vocês tambem fico me perguntando: por que votar? se nao resolve nada... bom, acho que existe um motivo bem importante, que por si só ja é suficiente para responder essa pergunta: o simples ato de votar! votar é sinonimo de liberdade, de expressao, votar é saber que podemos, se quisermos e se estivermos instruidos, mudar alguma coisa sim, pelo menos, a chace de tentar... isso se chama democracia. e pensar que nao vai mudar nada nao resolve, nao esta ao nosso alcance mudar o Brasil, mas está sim ao nosso alcançe ACREDITAR no Brasil. como caiozinho disse uma vez numa entrevista a TV: mesmo que me digam que não, eu quero sim acreditar num Brasil melhor.

encerro com um fragmento de uma querida amiga, beijos Tamara. continue arrazando nos seus textos de sexta feira.

"Quero hoje , beber um chope por todos vocês !Um Chope pela democracia , um chope por todos aqueles que sofreram , para que pudéssemos viver num pais democrático , outro chope para aqueles que acreditam no Brasil!"

click here!





Na segunda feira dia 25 desse ainda mês de outubro, foi realizado um pequeno, mas prazeroso ensaio fotográfico nas dependências da Uniasselvi, coisa do Ricardo Madeira que pediu um editorial pra cadeira de produção de moda. Enfim, o mesmo teve como modelo a minha querida amiga Joana Siemann, e seguindo a lista de amigas, teve na produção e styling Luiza S e Gi Souto. E euzinho como fotógrafo (péssimo, mas era o único que sobrou) uehuehue. Enfim, as fotos trazem uma tendência bem gostosa pras meninas moderninhas, o look masculinizado, roubados carinhosamente do meu guarda roupa, mais um boudoir básico, umas camisetinhas by Renner (coisa da Isabel) e uma meia velha que eu rasgay com os dentes. Enfim, foi o ensaio mais caseiro que fizemos, e foi show, roubamos umas caixinhas de som, colocamos uma Madonna pra tocar e lá fomos nós, 500 clicks em uma hora de estúdio. Espero que vocês gostem do resultado. Quem sabe não viro um fotografo famosos, tipo Lachapelle! Demora...

Quero dedicar o post ao meu amor de menina, a Luiza, que só atrapalhou na hora mas que não vivemos sem ela. Beijos mon amour.

28 de outubro de 2010

de volta e com tudo.



Ola pessoal, depois de muito tempo resolvi voltar a escrever no blog... Não o esqueci, apenas deixei que ele amadurecesse um pouco... Muitas coisas aconteceram enquanto estive ausente... Comecei a trabalhar, parei de trabalhar (com dor, confesso), estive em Paris, como já havia comunicado aqui no blog quando resolvi ir pra cidade luz fazer a linha ricaço (mas voltei sem a Louis Vuitton)... Enfim, Paris é um sonho, inexplicável, linda, fascinante, é tato, olfato, paladar... Paris é esperança, de um mundo melhor, organizado e civilizado. Paris é tudo aquilo que se pode sonhar, fecho os olhos e ainda posso sentir o cheiro dos cafés, posso ver a dor nas estatuas de Camille Claudel e o sofrimento no auto retrato de Van Gogh... Sim, Paris é cinza, mas é só fechar os olhos que a metrópole mais charmosa do mundo ganha a cor que você quiser, Paris é de todos, e tem todos os sabores do mundo. A França deixou saudades, os museus, os bares, os jardins, a companhia da minha querida Mari que topou ir comigo sem relutar. Alias, quero agradecer mais uma vez a oportunidade de ter um dia perdido no hospital de Paris e claro, de ter conhecido os pompiers... sem falar que os jardins de Versailles não seriam tão mágicos se não fosse a tua presença... da próxima vez não podemos esquecer o chimarrão, o resto é por conta da cidade mais linda do mundo.
Muitas novidades vem por ai... moda, literatura, artes plásticas... Trago aos poucos pra vocês tudo que aprendi nesses últimos tempos.
Estou vivendo uma nova fase, não estou indo nem voltando, estou aqui, onde esta constantemente amanhecendo, por enquanto é isso, vou olhar os caminhos, o que tiver mais coração eu sigo...

Como diz a magnífica Cecília Meireles:

Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira....


ps: a foto foi tirada por monblanzissima marrienne (como ela adorava falar quando perguntavam o nome dela em paris) num cafezinho charmosérrimo em paris, no montmartre.

20 de junho de 2010

ah... o Lorca.

pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe...



passo um café como quem pinta as unhas pensando no futuro, o café passa como passa o tempo por mim, amargo, preto, com aquele cheiro único, agora misturado com incenso de manjericão... engulo-o, gole a gole pausadamente, deixando os oculos embaçarem, e a visao turva nao ve nada, escuta maria sem pensar, alias, sem parar de pensar jamais. fico aqui cantarolando um estribilho antigo, um verso que me doa menos, que me faça sonhar, e oniricamente nao sou eu, mas esse lirismo que toma conta de mim, pequeno, distante, com a alma nos olhos, e o cigarro na boca.

descobri que o melhor remedio para os sentimentos nao reciprocos e os caminhos nao trilhados do coração é viajar, "quando você nao tem o amor, você ainda tem as estradas", Caio sempre soube colocar beleza e crueldade na verdade.

ando assim, Caio pra cá, Caio pra lá, e só o que me salva desse abismo literario, doentio, verdadeiro e irremediavel, sao as estradas, abra os meus caminhos, eu quero viajar... falta pouco, em breve quero caminhar longe, força e energia, torçam por mim.

fragmento do Caio F. para terminar a postagem:

"Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso.
A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."

14 de junho de 2010

certas coisas que não morrem jamais...


essa semana ganhei um presente que pode nao ter custado muito, que pode nao ter sido pensado, que pode ser q nao tenha feito diferença para pessoas todas perto ou longe, mas pra mim foi especial, carinhoso e de uma pessoa que eu adoro de mais.

quando a jô ficou sabendo da minha viagem a paris logo tratou de me presentar com o livro: PARIS É UMA FESTA! do Ernest Hemingway (a publicação eh de 1964), pode ser que seja uma coisa boba qualquer, mas nós sabemos que essas coisas bobas sao importante pra mim, me fazem bem, um pouco mais feliz ou menos triste, como queiram... me senti tao querido, que tudo isso me faz lembrar que é impossivel matar o amor, o amor é um bichinho que vai comendo a carne, que nunca morre. pode ser que muitas coisas tenham mudado entre nós, mas o carinho com que nos olhamos é suficiente p saber q nossa amizade é forte, eh do bem, que faz bem, faz bem, bem, me faz.

um dia quero poder estar em paris com você e lembrar das coisas todas bobas, incertas, que até nos fizeram chorar, o passado é bobo mesmo, olha pra frente, vejamos o infinito, um infinito bem particular, nosso, lindo, e imperfeito, como deve ser.

te amo coisinha. obrigado pelo livro, por fazer parte de mim.

"se voce teve a sorte de viver em paris, quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto da sua vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa móvel." ( do escritor, no prólogo)

ps: publicando a dedicatoria.

6 de junho de 2010

Sonhar aquele sonho impossível...



Bom, agora que tudo esta confirmado, encaminhado e muito sonhado, vou deixar explicita a minha felicidade aqui, em setembro estou indo á PARIS! (ate rimou)
se não bastasse a felicidade gigantesca de estar dando um pulo na frança, ainda de quebra vou ganhar um presente lindo, a companhia da minha amada mon blan mariane. (luuuuuuuxo) to ate escutando uma Edith Piaf p entrar no clima...

Estamos bobos, ainda não estamos acreditando q estaremos daqui uns dias passeando pelas lindar ruas da cidade luz, bebendo um café num daqueles charmosérrimos cafés franceses, ou ate mesmo dando uma volta pelo Louvre, sem falar nas muitas compras na Champs-Élysées (ate parece). nossa, tanta coisa q sonhamos e planejamos né Mari, não da p acreditar q vai acontecer.

Mas como ainda não aconteceu é melhor ir controlando a ansiedade, e a exacerbada felicidade antecipada, e ir guardando energia p setembro, vou precisar, 14 horas de vôo de são Paulo a paris não deve ser fácil. Ah, sem deixar de mencionar q vou também com um querido amigo, o Marcio, acho q vamos nos divertir um monte, ate pq vamos dividir o quarto! euhuehe (ele me mata se ler isso)

Alem de postar as fotos e fazer aqueles milhões de comentários de como foi a viagem, ainda vai ter umas dicas de moda quentinhas, vou visitar o pret a porter paris, a tal feira internacional de moda e o escambau q vai estar rolando por la, a verdade é que esse era o motivo maior da viagem, mas não garanto q não vou dar uma escapadinha da feira um dia ou outro. euheuhee

Bom, torçam por mim, por nós, quem sabe eu não traga um chaveiro da torre Eiffel p você!

"Aos poucos a gente vai mudando o foco. E o lugar nem te acrescenta mais, você começa a precisar de outros lugares. E de outras pessoas. E de bebidas mais fortes. Nem pensa. Vai indo junto com as coisas."

Acho q esse fragmento do Caio tem tudo a ver com esse meu/nosso momento.

Beijos.

27 de maio de 2010

da fuga...


Perdi-me muitas vezes pelo mar,
o ouvido cheio de flores recém cortadas,
a língua cheia de amor e de agonia.
Muitas vezes perdi-me pelo mar,
como me perco no coração de alguns meninos.
Não há noite em que, ao dar um beijo,
não sinta o sorriso das pessoas sem rosto,
nem há ninguém que, ao tocar um recém-nascido,
se esqueça das imóveis caveiras de cavalo.
Porque as rosas buscam na frente
uma dura paisagem de osso
e as mãos do homem não têm mais sentido
senão imitar as raízes sob a terra.
Como me perco no coração de alguns meninos,
perdi-me muitas vezes pelo mar.
Ignorante da água vou buscando uma morte de luz que me consuma.

Federico García Lorca

o retrato de um homem triste é o nome da tela que ilustra essa postagem, foi pintado por mim, aquarela em papel vagabundo. saudades do blog, do lorca, de mim mesmo.

10 de maio de 2010

Mais fácil do que chorar...


Um dia nublado, solidão
Alguns livros abertos
Uma mente brilhante
Um sonhador, uma alma poeta
Que guarda tristeza
Dentro do seu coração emocionado
Ele está escrevendo uma carta, e ela é para mim
Ele diz muitas palavras simples e sábias
Quando vc se sentir pra baixo
Lembre-se daquelas palavras de sabedoria
Que vc me escreveu
Elas são tão verdadeiras
Ser feliz é fácil
É mais fácil do que chorar
Felicidade depende de coisas simples
Talvez até mesmo de uma música


gente, vcs nao vao acreditar, mas essa bela poesia ai em cima eh uma canção. mas o melhor de tudo, ela foi escrita p mim! sim, essa eh a tradução de uma canção que o meu querido amigo-irmao fernando fez/compos. mas o pior, eu soh vou ver e escutar ela sendo lindamente tocada no piano no final de semana, vou morrer de ansiedade ate la. euheuhe. Fe, obrigado, vc eh um lindo mesmo. ah! vcs vao ficar soh na esperança de ver e escutar ele tocando e cantando, pq eu nao nao postar o video. a musica eh soh minha! han. hehehe

9 de maio de 2010

brifing da próxima coleção!


gentchy. estou postando o painel imagético/briefing da próxima mini coleção dos designer de moda Nattan Perius (eu), Bianca Monte e Giseli Souto. a coleção tem como proposta trabalhar com retalhos de sobra de malha (reciclagem), e como tema de inspiração a musica ma mémoire sale, do musical frances les chanson d'amour. claaro que que os looks vao ser bem sujos, como nós, como o blog. O painel é um release visual da coleção, onde traz a cartela de cores, basicamente branca e marrom, o tema de inspiração, forte e belo como um café, o público alvo, frágil e elegante como uma folha de outono, (bem poético neh?). vem sujar sua memoria com a gente! quando as roupichas ficarem prontas eu posto a produção fotografica aqui no blog. beijos, uma otima semana.

8 de maio de 2010

feliz dia das mães.


será que é muito clichê eu dizer que você é a melhor mãe do mundo?
claro que não, porque você MÃE, realemente é a melhor mãe do mundo, com todos os teus defeitos, e teus muitos acertos, obrigado por me dar a a luz, obrigado por ser meu alicerce, obrigado por ser meu ombro, minha muralha, que me proteje de tudo, obrigado por abdicar dos teus sonhos pelos meus, obrigado por viver para me ver bem e feliz. obrigado por sem minha, minha mãe, meu tudo, minha vida. eu te amo mais que qualquer coisa, espero q vc fique bem rapidinho, Deus esta olhando pra você, e tomando suas providencias...

minha homenagem,
meu carinho, e todo o meu amor.

parabens p todas as maes. nessa data que eh tao especial.

5 de maio de 2010

para alguem de aniversário hoje...

Indaial, santa Catarina, 5 de maio de 2010.

ps: Para ler ao som de barulhos pequenos.

Fernando,

Tem certos dias em nossas vidas, que acontecem certas coisas estranhas q não podemos explicar, conhecerem alguém pode não ser estranho, conhecer alguém como que te conheci é “diferente” (vamos usar assim com aspas p dar um ar exótico ao acontecimento). Eu sei que essa carta é só nossa, mas sabe, a gente esquece ela numa gaveta, no meio de um livro, numa caixinha de recordações, e às vezes alguém pode chegar do nada, vasculhar sem interesse e displicentemente ler o que estou te escrevendo hoje, por isso acho q vou deixar assim, como nos conhecemos é assunto nosso, fica na memória, não preciso dizer, porque como eu sempre falo, dizer é irremediável, fica sempre um farelo no prato, no chão, pra lembrar que acabamos de fazer bagunça.

Não é que eu saiba me expressar melhor por cartas, e que não possa fazer isso pessoalmente, não não... Bem que queria estar por perto. Só que meu abraço vai ficar p um dia distante, que não hoje, meu carinho (aquela coisa boba de passar a mão no cabelo, olhar nos olhos e perguntar se ta-tu-do bem) vai ficar quem sabe pra uma próxima estação, quem sabe o inverno? Eu queria poder te dizer tantas coisas, não porque hoje é teu aniversario, mas dizer porque dizer é edificante, te dizer é simples, mas é importante pra mim, não sou aquela pessoa que tem muitos amigos, e os poucos não são nada perfeitos, mas sou alguém q sente falta, que queria poder estar ai perto de você pra te dar um colo, te por pra dormir, e dizer que vai dar tudo certo. Não porque é seu aniversario, mas porque é você, todo dia, sempre, porque ter sua amizade, mesmo que desse jeito distante, mesmo q eletronicamente, mesmo tudo isso infernal e digitalmente necessário, mesmo assim, ter sua amizade é como ter um jardim de tulipas plantado em frente a porta na primavera.

Bom é saber q você existe, mesmo eu não estando inspirado hoje p escrever, mas não restam muitas alternativas. Ligar quem sabe... não... ligar é voz de mais, nervosismo de mais, palavras certas de menos, eu sempre acabo falando de mais no telefone, mas nunca é exatamente o que quero dizer.

Então escrever essa carta foi a única coisa que sobrou para te dar de presente, espero que ela chegue ate o dia do teu aniversario, espero que fique surpreso quando o carteiro bater a sua porta. Escrever cartas é sempre bom, (“tenho pena das pessoas que não escrevem cartas” – Elizabeth Bishop) escrever-te então, é quase um momento de pura paz.

O senhor, mesmo não sabendo ou acreditando, faz parte da minha vida, é importante p mim, é um amigo de verdade, mesmo longe, mesmo não podendo tocar-te e dizer, com palavras tortas, que hoje eu te desejo uma fé enorme, te desejo sonhos bons, tranqüilos, te desejo esperança, te desejo um brinquedo novo e um bolo cheio de chantilly. Falar-te que é fácil ser feliz, mais fácil que chorar, ser feliz depende de coisas bem pequenas, quem sabe ate uma carta...

“a gente não deve permitir que as cartas se tornem obsoletas, mesmo que, talvez, já tenham se tornado” (caioF)

Só queria dizer que te amo como amigo, como irmão, que te quero bem, e me sinto feliz por saber que posso te contar segredos, e que você também pode me contar coisinhas, mas isso fica pra uma próxima carta, me escreva também, “tem sempre espaço na casa e no coração”.

PARABÉNS!

De quem te adora, Nattan Perius.

30 de abril de 2010

de um menino bobo e frágil...


"Eu vejo meu futuro, em bola grande, de cristal: cerzindo roupas velhas-mortas, embaixo de uma goiabeira no quintal. Eu vejo meu futuro, em runas, conchas, tarô: baloiçando-me em cadeira de vime, mãos com cheiro de cebola, óculos redondos como do meu avô. Eu vejo meu futuro porque sou do além-mar, eu vejo meu futuro porque cansei tanto de remar. Quero ser o mesmo pássaro de asa quebrada, a piar."

Felipe Freitag (poeta, pequeno, bobo e frágil)

24 de abril de 2010

Daria uma canção, não?


Um beijo lento
Leito de mordaça fria,
Coluna de baratas tontas,
Versos de poetas loucos.
Um beijo e um tanto.
Pernas vadias pelo ar-soltas.
Calças perdidas pela madrugada.
Corpos em pele, cantados nos raios.
Ah, como eu queria mais uma vez as margaridas.
Aquelas dentro dos teus olhos santos.
Ah, como eu queria tua voz partida.
Aquela mal dosada, em solavancos-muitos.
E os dedos longos sobre o meu pescoço.
A nuca arrepiada, o peito ofegante-delirante.
Teu suspiro ALTO.
Sobrou tanto-muito-algo
Lago de lembranças-valsas.
Olho meu rosto-face ladrilho de lágrimas baças.
Balancei aflito e a-go-ra (hora) morto.
Um beijo lento
Lenço de adeus num porto bem repleto-nem um teto.
BALSA-LAÇA-LAÇO-TEIA-CAÇA(animal ferido)

Felipe Freitag (poeta gaúcho e meu amigo querido)

21 de abril de 2010

Desabafo...


Não, não, hoje eu não vim ate aqui escrever porque deu tempo ou coisa assim, eu vim escrever porque simplesmente deu necessidade... Vim em passos miúdos, vim com um pouco de medo de não saber o que dizer, ou acabar dizendo tudo e que esse tudo não seja realmente o que vocês esperam (pior ainda, que esse tudo não seja tudo pra mim).

Vim como quem não quer dizer certas coisas, porque dizer é irremediável, sempre se tem ouvidos de mais pra escutar coisas que poucas bocas deveriam falar. Hoje eu fiz tudo que não planejei, não limpei mais, não lavei mais, não tomei aquele banho demorado, pelo contrario, comprei um livro novo, comi aquelas porcarias de mercado, bebi cerveja barata e coca cola gelada e escutei todas aquelas musicas da Bethânia que torturam meus pensamentos, que prometi que ia deixar de escutar por um tempo, hoje que estou vivo, fiz bobagem como quem faz brigadeiro e se lambuza.

Não é que hoje eu queira ser só meu, ser dos outros esta tão difícil... esta um quase pouco impossível, “estou achando que não sei nada de mim” (tocando aqui)... esse blog virou diário, não sei mais falar de coisas que não seja eu, as pequenas dores, os nunca amores, a completa ausência tua. Mas estou bem, com aquela velha inquietação no coração e nos dedos, coisas impossíveis de proibir em dias de chuva fraca como hoje.

Que a vida seja leve comigo, e me traga amor e todos os problemas que vem junto com ele.

"Um dia sobre nós também cairá o esquecimento, como a chuva no telhado, e sermos esquecidos será quase a felicidade"

(Leminski)

11 de abril de 2010

tempo tempo tempo...


Tempo, desapareça daqui! Eu não tenho tempo... Tenho sim, tempo tem, não tem tempo sobrando, só isso. Mas não ha do que reclamar, ando ocupando minha cabeça, tomando cafés com pessoas agradáveis, lendo pouco (Baudelaire), mas na hora do almoço da pra pensar alguns versos, pensar em alguns planos, mudanças, com pouco tempo, oh tempo, senhor da minha inquietação...

Comecei a trabalhar e agora não sei mais o que é vida social ou afim, mas as minhas noites bem dormidas (por causa do cansaço) tem sido uma graça divina. Estou postando pouco, pouquíssimo, mas não esqueço do blog, que leva meu carinho, minhas palavras, e um tanto dos meus sujos sentimentos... Hoje à tarde, nessa tarde de domingo de outono (nunca pensei gostar tanto de uma tarde de domingo) ganhei uma folga, estou me dando uma tarde, com direito a almoço feito por yo, vinho tinto e alguns toques no apê, uma varridinha aqui, uma limpadinha ali... Ainda quero fazer a barba e ver um filminho (a cor púrpura, fica a dica).

Não estou pensando em nada, não paro de pensar, e quero deixá-los com um fragmento qualquer, que me lava a alma, essa alma que também é suja...

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

(c. Lispector)

Esse fragmento vai para uma Lispector que entende bem o que não se pode entender, q é linda, q é vida, q é pequena, mas grande de sonhos e de vontade de ser, apenas ser. Esse fragmento é pra você, pequena lis, querida Ciça. Que me chama de Caio Nattan Fernando Pessoa Wilde de Moraes, e eu adoro.

Beijos e boa semana. Voltarei quando tiver TEMPO.

4 de abril de 2010

um café, uma sacada, tua companhia...


Como um brotinho de feijão foi que um dia eu nasci,
Despertei cai no chão e com as flores cresci.
E decidi que a vida logo me daria tudo
Se eu não deixasse que o medo me apagasse no escuro.

Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou
Que um nome de passarinho me encheria de amor
Mas passarinho se não bate a asa logo pia
Eu que tinha um nome diferente já quis ser Maria
Ah, e como é bom voar...


(passarinho, Tiê)

ps: essa postagem eh especial p uma pessoa que estou com muita saudade, que espero sempre encontrar numa praça, numa esquina, em paris, em buenos aires... desde que possa encontrar, tomar um café, fumar um cigarro sujo, olhar para um lugar qualquer, pq o lugar nao importa quando estou perto de vc. ter sua companhia eh sempre um presente, aconchegante, e sem preço. pra vc mari. bjs

31 de março de 2010

finalmente ganhei uma flor!




pois é, ja que eu reclamei que nunca ganhei flores, alguem resolveu ser solidario com meu pobre coração... euheuheuhe

fernando, obrigado pela flor, eu sei que a distancia é grande, mas tenho certeza que vc me daria uma floricultura se pudesse. te tenho bem dentro do coração, com muito carinho e amor. para sempre.

Ganhei flores, de mim mesmo...


hoje eu decidi ganhar flores, é, isso mesmo, nunca fui presenteado com flores (na verdade quase nunca sou presenteado, só no aniversário e olha la...), então eu mesmo comprei flores pra mim. troquei os lençois, lavei todos os tapetes (eu adoro tapetes), tirei o pó dos livros, e compre flores! não parece algo extremamente normal? não? das duas uma, ou estou ficando realmente louco, ou estou me amando um pouco mais. e anda tão difícil aguenta a solidão-quase-morte de todos os dias, estou tendo que me reinventar pra nao morrer de tédio, até porque não da pra dar sempre a mesma festinha particular, cansa.

hoje bateu uma leve crise e eu precisava me sentir um pouco amado, nem que fosse por mim. memso assim ando bem, suave, da té um medinho, como diz a mariane: quando estou em paz com os outros, estou em guerra comigo...

hoje fiz um chimarrão (bem gaúcho) e fiquei na janela vendo o pordosol. da pra ver o por-do-sol da janela do meu quarto, mas soh no outono, e as vezes no inverno, no verão sempre é dia aqui no meu quarto, eu eu detesto. até lembrei de uma passagem de um dos curtas do paris je t'aime:

"há momentos em que a vida exige mudanças, transições, como as estações.
nossa primavera foi maravilhosa, agora o verão acabou, perdemos o nosso outono...
e de repente esta tão frio que tudo esta congelando.
nosso amor hibernou, e a neve nos surpreendeu.
se dormirmos na neve, nao sentimos a morte chegar..."

é o curta que mais gosto do filme. FICA A DICA.

e sim, a obra de arte ai em cima é minha. afinal eu sou um artista!

bjs e carinhos

29 de março de 2010

e você, ja encontrou o amor?


olha, havia muito tempo que alguem não me perguntava isso, bom, há tempos que ninguém me falava em amor, derrepente, todo mundo resolveu me falar de amor do mesmo dia! ótimo, vamos falar de amor... poderia eu aqui descrever o amor com milhares de fragmentos dos mais diferentes escritores e poetas, afinal, todo e qualquer poeta que se preza, pelo menos uma vez na vida escreveu sobre o amor, se bem se mal, nao importa, o amor se nao vem com tudo, come pelas beiradas, ho vida! mas nao, vou falar do amor como eu sei falar. coisa mais complexa essa de sentimentos, ja pensou em nao sentir amor alguma vez na vida? que maravilha...so sexo, drogas e ro-quen-rou! 'mas ai vem o amor e nos dilacera de novo'.

boris: voce ja encontrou o amor?
nattan: ja... uma vez tomamos um café juntos e ele foi embora...

nunca mais ele deu notícias, mas falava eu que, quem sabe, ele nao manda uma carta (que romântico), um email, ou ate da uma ligadinha pra marcar um novo café, nao nao, um jantar bem gostoso aqui em casa, acho que ele é do tipo que gosta de jantar em casa, uma coisa mais íntima, sem ninguem olhando... depende, as vezes eu acho que ele gosta eh de ser bem explícito, quer que todos o vejam, vezenquando ele faz o tipo expansivo, é todo charmoso, nao há quem nao de uma olhadinha quando ele passa. um pe-da-ço de mal caminho.

eu, vou ficar esperando ele aparecer numa manhã de outono, numa noite de inverno, bater na porta e dizer que ta com vontade de comer bolo de chocolate, aquele que eu fazia quando eu ainda era pequenino, nossa... faz muito tempo que nao faço bolo de chocolate, deve ser porque ele nunca mais resolveu aparecer pra comer. vou fazer mesmo assim, quem sabe o cheiro da corbertura nao se perde por ai, sai pela janela, vai que ele esteja passando na rua e recorde de coisas antigas... sentimentos/delírios/nostalgias arcaicos, nem vale muito a pena lembrar, mas as vezes, faz um bem danado.

marina: e você quer que ele apareça?
nattan: nao seja boba marina! existe algum outro motivo para o qual vivemos?

confesso, eu também vivo a procura do amor... clichê... prometo que nao vou falar em cavalos brancos. nao sou a melhor pessoa pra falar de amor, ele nao é o número um da lista de prioridades, mas tbm nao esta tao distante assim, quem sabe um 4 ou 5? depende muito das crises de solidão-quase-morte, nessas horas ele pula la pro 2, juro! bom, e também eu nao sei na verdade o que é o amor, maria rita ja canta: 'se perguntarem o que é o amor pra mim, nao sei responder, nao sei explicar...' dizem as más linguas por ai que o amor é tudo, hunf, besteira... enquanto as más linguas ficam falando besteiras as boas me lambem!

falar em amor me cansa um pouco, e é melhor eu nao ficar falando de coisas q eu nao sei. e hoje ainda é primavera em meu peito. ainda tem tempo...

"e os esqueletos de mil borboletas dormem em meu quarto..." (f.g.lorca)

tenham todos uma otima semana...

27 de março de 2010

“O caminho é in, não off”


depois de postar essa maravilhosa crônica da martha medeiros, ontem, tarde da noite, passei um café, coloquei bethânia num volume quase baixo pra tocar, sentei na minha poltrona, acendi um cigarro, folhei um livro qualquer, a antologia do lorca, quem sabe o triângulo das águas... não sei. e parei pra pensar que, realmente, as melhores festas acontecem dentro do nosso apartamente... e hoje falei sobre isso com duas pessoas, primeiro, com o jeffe, que gentilmente saiu p jantar comigo, e segundo, com o mike, que carinhosamente veio me visitar depois da janta, sempre agradáveis companhias... falei que é incrível como realmente vivemos a mercê da felicidade alheia, somos escravos da felicidade do vizinho do apartamento ao lado, martha esta mais uma vez certíssima, a felicidade alheia eh realmente insuportável! acariciando a poltrona (já com o livro qualquer solto displicentemente no tapete) parei pra pensar que essa era a melhor festa que eu havia dado no meu apartamento nos últimos tempos, uma festa pra mim, só pra mim, onde eu posso me concentrar só em coisas que me fazem bem, cantarolar o que estava tocando (num volume quase baixo): "... a porta do barraco era sem trinco e a lua furando nosso zinco salpicava de estrelas nosso chão...", mexer nas tintas novas, sentir no meio do cheiro forte do tabaco aquelas suaves essências que se dicipavam no ar, incenso de manjericão aceso ali por perto, ali longe, sabe, descobrir que você pode ser feliz dando pequenas festas egoistinhas, é incrível, descobrir o valor que tem um bilhete antigo, uma sacada, uma cabrocha, um luar, um violão... parei pra pensar na frase do caio que intitula essa postagem, o caminho é in, é aqui dentro, nada nem ninguem vai mudar nada la fora, se eu nao resolver colocar as coisas nos lugares certos aqui, aqui na minha cabeça, o caminho eh IN, nao OFF. olha que irônico, falar de felicidade e de caio num mesmo post!
e, acho eu, que a felicidade do outro não importa tanto assim quando a auto-felicidade esta por perto, porque qualquer coisa pequena é motivo suficiente pra uma indubitável lembrança, um sorriso, até quem sabe, uma lágrima... essas pequenas festas são inesquecíveis, dançar pra você, assim mesmo, sem se preocupar com quem esta olhando! não tem ninguém olhando, danço, danço e danço! bebo mais uma taça de vinho, bebo-me, é pra mim, minha festa, nao vou esquecer. duro só é esquecer a dor, o resto ainda eh festa aqui dentro...


ps: a obra acima eh do pintor expressionista austríaco egon schiele. (uma hora faço uma publicação falando sobre ele). fica a dica. um dos meus pintores favoritos. um lindo final de semana a todos...

25 de março de 2010

A MASSACRANTE FELICIDADE DOS OUTROS


Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco. Há no ar um certo queixume sem razões muito claras.

Converso com mulheres que estão entre os 40 e 50 anos, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e ainda assim elas trazem dentro delas um não-sei-o-quê perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem. De onde vem isso?

Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, o poeta Antonio Cícero, uma música que dizia: ‘Eu espero/ acontecimentos/ só que quando anoitece/ é festa no outro apartamento’ .

Passei minha adolescência com esta sensação: a de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite. É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são, ou aparentam ser. Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho.

As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias. Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas, então fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando na verdade a festa lá fora não está tão animada assim.

Ao amadurecer, descobrimos que estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro raramente são divulgados pra consumo externo.

‘Todos são belos, sexys, lúcidos, íntegros, ricos, sedutores, social e filosoficamente corretos. Parece que ninguém, nenhum deles, nunca levou porrada. Parece que todos têm sido campeões em tudo’.

Fernando Pessoa também já se sentiu abafado pela perfeição alheia, e olha que na época em que ele escreveu estes versos não havia esta overdose de revistas que há hoje, vendendo um mundo de faz-de-conta. Nesta era de exaltação de celebridades – reais e inventadas – fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça. Mas tem.

Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia. Ou será que é tão divertido passar dois dias na Ilha de Caras fotografando junto a todos os produtos dos patrocinadores?

Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige? Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa? Será bom só sair de casa com alguém todo tempo na sua cola a título de segurança? Estarão mesmo todas essas pessoas realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está em casa, lendo, desenhando, ouvindo música, vendo seu time jogar, escrevendo, tomando seu uisquinho?

Tenha certeza que as melhores festas acontecem sempre dentro do nosso próprio apartamento.

MARTHA MEDEIROS



pessoal, a Martha eh uma jornalista e poeta gaúcha (com muito orgulho) que tem uma coluna hiper no zero hora e (descobri semana passada) que tbm eh colunista do Santa. Queria agradecer de coração o Boris Zabolotsky (meu primo, russo e chiquérrimo) que me mandou a crônica (ele sabe q adoro a martha), é p pessoas como vc que este blog existe, valeu querido, continue me mandando coisinhas legais e interessantes!

a foto que ilustra essa postagem é de outra amiga querida e estimada, a Fá Flek, (juro q nao sei o nome completo dela, mas ela mora no meu coração) artista maravilhosa, espero que goste da homenagem, vc sabe q eu adoro essa foto, pq é sua, e pq fala comigo, me intriga, me inquieta, me faz bem. acho q eu intitulei ela como: uma cadeira, um quintal, uma janela, e muitos sorrisos...

antes de ir, quero deixar um beijo grande e cheio de carinho pra Marina, menina, linda, que eu amo muito.

um chero pra todos e até...

22 de março de 2010

É hora de rever a vida, os livros, os amigos, e separar os bons...


hoje a crise de bipolaridade bateu forte! primeiro pq eh segunda feira (embora eu deteste domingos) e segundo pq o google (o deus maior) deletou o meu orkut! eh isso mesmo, queridos fãs, sou obceno de mais pro gloogle! olha, ou foi algum invejoso q me denunciou ou foi pq eu postei as fotos do fernando bayona (fotografo espanhol), tudo bem que as fotos foram "proibidas" na espanha, mas o meu orkut nao tem nada a ver com isso! resultado: perdi todas as minhas auto postagens... mas isso ai com o tempo passa, eu ja estava pensando em dar aquela renovada na lista de contatos mesmo, alem do mais eu sou superior a isso tudo! uehuehe. e como disse minha amiga Nadia Reetz: é hora de rever a vida, os livors, os amigos, e separar os bons... nao poderia ter frase melhor pro dia de hoje, hoje que estou pensando em pintar uma tela, escrever um livro, me apaixonar, ver um filme velho, quem sabe aquelas comedias romanticas bobas e indispensaveis, que nos fazem chorar e achar que o amor é tudo, e pasmem, é mesmo tudo! hoje que as circuntancias me obrigaram a escrever um pouco mais, ("Isso é escrever. Tira sangue com as unhas. E não importa a forma, não importa a função social, nem nada, não importa que, a princípio, seja apenas uma espécie de auto-exorcismo. Mas tem que sangrar a-bun-dan-te-men-te. Você não está com medo dessa entrega? Porque dói, dói, dói. É de uma solidão assustadora"). hoje o dia infelizmente nao me presenteou com suas muitas nuvens de cor cinza, aquele dia gris de outono q eu tanto esperava, hoje q eu descobri que se morre um pouquinho mais, a cada minuto que passa, hoje q eu descobri que viver nao eh soh contar os anos, e sim os momentos felizes, e mais ainda, esquecer os tristes, mas jamais esquecer o que aprendemos com eles... hoje eu decidi que vou queimar toda a minha essencia de flor de laranjeira pra ver se e cheiro embriaga os loucos e pode tornar a lucidez intoleravel, os lúcidos nao sao bons, eu sei... hoje eu vou tomar mais de um comprimido pra dormir, mesmo caindo de sono, pq quero tomar muitos cafés amargos, amargo como meu coração abatido, triste e sedento. acho q finalmente eu descobri que o que eu realmnte quero eh sonho de mais pra uma vida de menos. menos oportunidade, menos compaixao, menos maos dadas, menos dias de chuva e cobertores quentes, menos companhia, que eu nunca tenho, e vai ficar mais dificil ainda...
hoje o dia nao nasceu, foi sacrificado, para q eu pudesse escrever essas frases tortas e sangrentas, estou vivendo no vermelho, o vermelho da rosa que ainda nao se desfez o botão, o vermelho da calça jeans no armario, o vermelho da tinta, do sangue e do cheiro. o vermelho da minha alma, que eh tao vermelho que chega ser azul, depende de quem esta olhando... ainda tenho alguns dias para ficar em casa e ver a vida passar um pouco mais devagar, nao é que esteja esperando que ela passe, estou esperando que ela tome conta de mim, que seja um abraço, um perfume bom, que tenha olhos de mel e asas de anjo, pode ate ser de papelao, como disse uma vez o caio, mas esse quarto branco esta ficando cada vez mais insuportavel, preciso pintar mais paredes, cheguei a essa conclusao.
e se eh verdade que de tudo fica um pouco, eu quero q fique um pouco mais, um pouco mais de mim em ti, em todos, quero q fique um pouco mais daquelas raras alegrias que fazem de uma hora apenas, a eternidade, felicidades bobas, mas irremedediaveis, que deixam suas marcas profundas como garras no pescoço da vitima. eh assim, precisamos pegar a vida pela mao e anadar com ela pela praia, e ela vai nos dizer q eh menor e mais infinita que todos os graos de areia q meus olhos podem ver, q eh mais linda e mais perigosa que toda a imensidao do mar verde-azul que ela me obriga a virar e encarar de frente, as vezes nao gosto de encarar o oceano, ele pode querer me encarar tambem e eu nao aguentaria...
nao se aproxime de mim, se nao for para mudar alguma coisa, se nao for para mudar tudo, porque estou revendo a vida, alguns livros, e principalemnte os amigos...

21 de março de 2010

O ar quente que sai da boca nas manhãs ensolaradas de inverno...



hoje fui presenteado com a visita de um grande amigo, querido e estimado, o senhor Leandro, que veio jantar comigo fez a maior bagunça aqui, esse apê fica pequeno quando recebo a visita dele, e ultimamente nao ha melhor companhia. sem falar que ele adora a minha comida (se nao gosta pelo menos ele eh um otimo ator)... fiz aquele frango na maionese que aprendi com a mãe, e ele passou ate por baixo da mesa, juro! vou falar, eu adoro quando ele fica sentadinho no sofa escutando eu falar, falar e falar, de arte, de livros, de musica, de cinema, dos meus planos, de tudo, ele aquele amigo que sempre te escuta com carinho. sem falar que ele eh um palhaço e me faz rir muito. e tem mais, ele vai ser papai! q teu filho seja assim como vc, muito especial.
e alem de tudo isso, ele ainda eh fotografo FICA A DICA (pelo menos aqui no apê) as fotos ai em cima eh coisa dele, todo atrapalhado, mas insubsituivel.

detalhe para foto q estamos na frente de uma tela minha (marketing)
o mosaico foi ele quem montou com fotos de coisas aqui das minhas paredes... meu rosto, fragmento schiele (auto retrato), fragmento madonna litta (da vinci),fragmento olho de salvador Dalí (taschen obra completa), fragmento olho de Picasso (taschen, fotografia de i. penn), fragmento de nú (jp sousa), capa da revista NANU, capa do fashion design (cosac nayfi) e finalmente fragmento de um croqui meu, em aquarela.

a frase que dá título e esse post eh do LÊ, sim, ele ainda tem o dom pra frases soltas que fazem todo o sentido, pra quem consegue sentir...

obrigado mais uma vez pela tua amizade e pela visita, e eh com um fragmento de "a visita" do caio fernando abreu, dedicado a vc, que eu encerro mais um dia. um beijo e uma otima semana a todos...

"..., mas um momento antes de abrir o portão olhar para trás e fosse, então, como se a visse tão diluída que não soubesse se está realmente ali e perguntasse a ela qualquer coisa, em voz tão alta que as pessoas na rua parassem para olhar e eu tivesse certeza de que ela me escuta, que não está sentada junto ao piano, com o chá esfriando na sala escura e roxa, tão alto que a obrigue a voltar-se e encarar-me e dizer duramente que sim, que não, que tudo isso não é verdade, que todos nós, eu, ela, ele, todos os degraus e todas as sombras e todos os retratos fazemos parte de um sonho sonhado por qualquer outra pessoa que não ela, que não ele, que não eu."

SANTA CATARINA MODA CONTEMPORÂNEA


OOOntem aconteceu na Green Valley em Camboriú o SCMC 2010, um super badalado evento de moda, cheio de gente rika e bonita, como diz minha amiga Mana: "gente q usa calçado com 4 digitos", claro que vcs nao estavam la, mas falando em gente rika, olha quem eu encontrei piriguetiando por la (foto acima), minhas amadas karine e Patricia (ex historia da moda e ex laboratorio de criatividade) chiquerrimas como sempre. o evento estava, como posso dizer, legal, o lugar eh lindo e blablabla, tirando o incomodo que nao tinha lugar p sentar, o resto eh soh festa. nao posso deixar de parabenizar o Rafael que desfilou a coleçao dele no evento, deu show, parabens mesmo Rafa, sucesso sempre p vc. e tambem nao posso deixar de dar os creditos ao fotografo, meu querido Amauri Bitencourt, q ja foi meu professor de desenho e tbm eh um super atista plastico, vou deixar o link do blog dele pra vcs conferirem tbm. tem mais fotos com pessoas lindas do evento, mas ainda nao recebi, essa imprensa eh foda, nao me mandam as fotos! euheuhhue. mas quando chegar eu posto pra vcs ficarem morrendo de inveja. beijos.

blog do amauri- http://www.artesamauribitencourt.blogspot.com/

20 de março de 2010

"Quem diria que as manchas vivem e ajudam a viver?"


Estou eu ai quase tropeçando na beira da cama, caindo de sono, mas mesmo assim nao posso deixar de publicar mais uma dica p vcs. entao, esse croqui ai em cima eh meu, eh do ano passado e foi feito em aquarela, uma das varias tecnicas que podem ser feitos os croquis de moda e afins, eu particularmente me identifiquei muito com a aquarela, ate por ser artista plastico (euheue, ate parece) fica mais facil, minha tecnica eh muito livre, nao gosto de me prender a traços precisos, pr ex, nunca me dei bem com o grafitte e as canetinhas marcadores, com lapis de cor ate que a coisa iam, mas nada se compara com a maravilha que eh desenhar com tinta. existem muitas marcas e produtos no mercado, eu nao vou publicar tudo aqui, vou fazer melhor, vou deixar o link dum site super bacana, o CLICKMODA, da minha amiga e ex professora de desenho de moda Ciça Pires, ela alem de ser um doce eh uma profissional maravilhosa (vou bombar no markting viu ciçinha, euheuhe), mas voltando, o site alem de publicar um material super legal de desenhistas/estilistas/designer do brasil todo, traz umas dicas maravilhosas de cursos na internet pra quem quer se aperfeiçoar, estando ou nao cursando Moda, e la vcs encontram tbm dicas e link pra comprar esses materias necessarios p desenvolverem seus croquis. alem do click, a ciça tem uma griffe de roupas chiquerrimas, o Morango Jazz, vou deixar o link tbm. eh isso ai. espero que tenham gostado da dica e do meu croqui.

CLICKMODA.COM.BR
MORANGOJAZZ.COM.BR

ps: a frase que da titulo a esse post eh da Frida Kahlo. em outra hora, outro momento eu posto alguma coisa sobre ela, q eh uma artista ímpar, que eu adoro muito. bjs a todos.

ahhhhhhhhhhhhh, amanha tem SCMC em balneário comboriu, um super evento de moda com direção do super estilista Mario Queiroz, podem deixar que quando eu chegar eu faço uma materia bem legal sobre o evento. bjs ate...

19 de março de 2010

MONOTONIA SEXTIANA


Genchy, tirei um tempinho basico pra falar com vcs meu fãs queridos (adoro esse negocio de fã), hoje o dia foi um poço de monotonia, mas o café que eu tomei com a Morgana hoje de manha valeu pelo dia inteiro. estava eu no centro hoje de manha e o destino me fez cruzar com a mogui, que nao via a seculos. resultado: tomamos um cafezinho juntos (no café revista, bem legal, fica a dica) e colocamos o papo em dia e fizemos aquelas velhas promessas de nos vermos novamente o mais rapido possivel. depois fui pra casa pra blogar e acabei muito bem deitado na minha cama maravilhosa, ueueheh, bom, tomei aquele banho rejuvenecedor e fui almoçar com a minha mãe querida que esta aqui a trabalho (e pra matar as saudades tbm claro), a tarde vim no apê da Gi pra comer torta mineira (olha que empenho), porque a torta mineira da Gi eh uma loucura, bom eh daqui do ape dela que estou postando, junto com muito papo e coca cola (alem da torta).

bom pequenos, ainda hj vou postar umas dicas baaasicas de croqui de moda pra vcs, e tbm qdo eu ler a minha novissima melissa magazine (chegou ontem) eu faço um post pra falar da nova coleção que ta um luxo.

bjs me comenta!

18 de março de 2010

Andy Warhol, Mr. America


Peoples!! chegou!! chegou no Braseel a exposição do andy. a expo estava desde o ano passado no MALBA (museu de artes latino americano de buenos aires), eu me programei horrores pra ir ver e a viagem nao saiu, uma pena, mas quem sabe agora eu nao vá ver em sampa neh? bom a exposição conta com cerca de 170 obras do ícone do pop art, abertura acontece no sábado (20) na pinacoteca, entre as obras expostas estao as super famosas como o retrato da marylin ai em cima, a campbell's soup, a vaca amarela la q nao sei o nome entre outras, mais em baixo vou deixar o link da uol que tem umas fotinhos de algumas obras q estarao presentes. gentem, o tempo eh curto e eu estou atrasadissimo p ir p facul, entao vou deixar um link basico com a biografia do andy p vcs q nao conhecem esse artista maravilhoso que foi de tudo um pouco (alem de muito esquisito) ele passou da pintura para a serigrafia, depois para a fotografia, instalação, produção cinematográfica, gerenciamento de uma banda de rock até a publicação de uma revista...
mas a dica marah e mais acessivel q a exposição eh o filme UMA GAROTA IRRESISTIVEL, q conta a historia de uma modelo rika e linda chamada Edie que cruza o caminho do andy warhol e sua vida muda completamente, o filme eh muito, muito bom, tem ate bob dylan envolvido na historia, nao vou contar p vcs, assistam! eh uma historia veridica (eu acho), e como sou querido vou deixar o link com a sinopse do filme p vcs.


link uol com fotos das obras- http://entretenimento.uol.com.br/album/andywarhol_pinacotecasp_album.jhtm?abrefoto=2#fotoNav=1

link biografia rapida do Warhol- http://www.arqnet.pt/portal/biografias/warhol.html

link sinopse do filme- http://www.adorocinema.com/filmes/garota-irresistivel/

bjs galera, dps da aula eu volto e conto as novidades! smack.

Gisele Bündchen volta com TUDO!


genteee, sairam as primeiras imagens da nova campanha da Colcci, com a nossa maravilhosa ( e minha conterranea) Gisele Bündchen, sao as primeiras fotos que a super model faz depois do nascimento do filho lindo dela com o marido mais lindo ainda, o pequeno Benjamin, as fotos foram feitas em Los Angeles (gente rika) pq ela nao poderia se dar ao luxo de viajar agora neh, as fotos sao da campanha outono/inverno, as roupas sao super tendencia como vcs podem ver, muito cinza, muito tricô, muito "feito a mao", sacadas fortes para o inverno 2010, essa semana ainda eu vou postar algumas tendencias para o inverno que esta se aproximando... até pq a SPFW e a semana de Paris ja passaram a um tempao, vamos la pessoal, joguem esses seus armarios pobres no lixo e vamos as comprar com as dicas quentes do minha memória suja.

ah e pra quem nao sabe, a luxosa gigi lançou um alinha de produtos de beleza (mas nao se enganem, vcs nunca vai ficar lindas como ela), teu creminho barato da avon nao vai fazer milagres, mas tentar nao eh crime!


vou deixar o link do site oficil da gata aqui pra quem quer dar uma olhada mais a fundo!

http://www.giselebundchen.com.br/gisele_home.asp?idIdioma=1

"era eu que tinha na pele a gosma de tantas lesmas"


Antes de ir almoçar (com o miguel e a bruna) vou dar uma rapida passada por aqui... pra dizer que estou morrendo de preguiça, sem falar na louça suja, nas roupas p lavar e nesse apê imundo! como diz a minha estimadissima Mariane: isso ai com o tempo passa! nao esta funcionando, na proxima eu chamo ela p limpar tudo! mon blan e sujeiras a parte, hoje o dia promete, promete ser um saco, sem falar na aula super sem graça de modelagem e costura em malha que eu tenho hj a noite. Bom, no meio desse turbilhao de coisas agitadas e dessa vida urbana barulhenta, vou deixar a DICA do dia p vcs, quem sabe uma das melhores q eu ja postei no blog. estao vendo a foto acima? pois eh, se fosse a Fabi (minha prof de projeto de moda) ja ia sair falando q essa foto eh puro escapismo, hedonismo e afins euheue, bom voltando, a imagem eh do filme Lavoura Arcaica, um filme brasileiro que eu tiro o chapéu, um filme lindo, lírico, do magnifico Luiz Fernando Carvalho, eh uma adaptação do livro do Raduan Nassar, fica a dica tbm, um livro digno de estar na estante (a chiquerrima p quem nao lembra), eh uma literatura um pouco dificil a pricipio, mas ajuda bastante se vc ja viu o filme. eu ganhei o filme da minha amiga querida Néia (para os intimos) e o livro ja tenho na estante ha tempos... vale mesmo a pena. nao vou fazer resumo da obra, mas vou deixar os links pra quem quiser comprar o livro e o link da sinopse do filme ok? eh isso ai...

ps: a frase que da titulo a esse post eh do filme. minha frase predileta!

sinopse do filme- http://www.adorocinema.com/filmes/lavoura-arcaica/
livro- http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=64119&sid=012412014123150173941032&k5=3626DFA4&uid=

pra terminar, uma fragmento do lavoura filme:

"é do teu silêncio que eu preciso agora, levante as viseiras, passeie os olhos, solte-lhes as rédeas, deixe de lado a força e recato da família, contenha o ímpeto áspero da tua língua, molhe teus lábios, molhe a tua boca, molhe teus dentes cariados... e a sonda que desce pro estômago, encha essa bolsa de coro apertada pelo teu cinto, deixe que o vinho vaze pelos teus poros. só assim é que se cultua o obsceno..."

FASHION DESIGN


Pessoas bonitas e feias que visitam o blog, comentei pro pessoal da facul que ia postar umas dicas de livros de moda para o pessoal interessado no assunto. entao, semana passada chegou quentinho aqui no meu apê o Fashion Design, Manual do Estilista do J.Jones, da editora (maravilhosa por sinal) cosac naify, é um livro lindo, gostoso e muito prático de ler, uma fonte de estudos bem ampla e flexivel pro pessoal da moda que quer algo mais dinamico pra estudar, tem muitas fotos e a linguagem flui bem natural, eh um livro de referencia muito bom pra quem quiser começar a sua estante de livros chiquerrimos (o meu fica na mesinha de centro, nao resisti). Mas também nao posso deixar de citar aqueles livros q nao sao tao gostosos assim de ler mas que sao indispensaveis pra colocar na tal estante (a chiquerrima), mesmo nao sendo a coisa mais gostosa do mundo todos (alunos de moda principalmente) deveriam ler O império do Efêmero, do Lipovetsky, é um livro que retrata toda a linha do tempo da moda, desde os primordios arcaicos quando ele fala da indumentaria dos antigos povos ate qdo surge a moda no seculo XV, a alta costura e afins, a didatica do livro eh fantastica, pesada e gramaticalmente dificil de ler, mas vale a pena, lipovetsky eh p quem pode, nao pra quem quer! falei!

bom, no decorrer dos dias vou postando mais dicas de livros, nao soh de moda p vcs meus fãs adoraveis, euheuuehuee, vou deixar os links dos dois livros p vcs que ficaram tentados com essas informaçoes.

fashion design- http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/282475
império do efêmero- http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/45596

os dois estao em falta, mas logo ja estarao disponiveis. podem procurar em outros sites tbm, é q eu gosto do americanas mesmo.

17 de março de 2010

OS ANIVERSARIANTES



pessoal, eu sei que faltam dois minutos para o dia acabar, mas nao poderia dormir sem falar de dois ícones que fazem aniversario hoje (fariam, se estivessem vivos). Primeiro, minha conterranea Elis Regina, exemplo de musica de qualidade, musica brasileira, musica de verdade, elis estaria completando 65 anos hj, sao as aguas de março fechando o verao, eh a promessa de vida no meu coração...

e quem estaria soprando as velas hj se nao tivesse se suicidado mes passado era o Alexander MCqueen, senti muito a morte desse grande nome da moda mundial, um genio, critivo, surpreendente, que sempre estara vivo para nos fashionistas/estilistas/produtores/fotografos e afins. eu soh nao sinto mais q a lady gaga pela morte do ale, mas eh isso, morrer eh pra quem tem coragem, como disse nosso amadissimo Herchcovitch:
teve uma vida gloriosa, e uma morte nao menos...

fica um look dele q eu adoro ai em cima p vcs, e pra quem nao sabe a ultima criação dele foi sim apresentada pra convidados, poucos e seletos, semana passada, tudo estava perfeito, como ele sempre foi, eu adorei!

O GUERNICA FICA NO RAINHA SOFIA


oi pobres mortais, entao, ates de ir pra facul vou postar umas uma informação importantissima para nossas vidas.

Como havia falado ainda hj da obra que vai a leilão do Picasso, resolvi voltar o assunto e falar que Guernica (a obra acima) vai ficar no museu rainha sofia, em Madri, a fomosa obra do espanhol estava sendo invejada pelo museu do Prado e pelo país Basco (la onde fica a Guernica). pra vocês que nao sabem a história eu conto, Guernica eh uma cidade espanhola que foi bombardeada durante a guerra civil espanhola, em protesto contra a guerra o Gênio fez a obra intilulada com o mesmo nome. E p quem nao sabe tbm, dizem por ai que ficou apenas uma arvore em pé dps do bombardeamento. A obra eh de valor inestimado e eh muito fragil, eh uma obra gigantsca e ja viajou muito pela europa e EUA, melhor deixar ela la guardadinha no museu da So.

bom pra quem ficou interessado tem um filme de um cineasta espanhol ma-ra-vi-lho-so, o Fernando Arrabal, o filme eh de 1975, a arvore de guernica. FICA A DICA, e fica um link com a sinopse do filme, o link com a rapida biografia do Pablo esta no post abaixo que fala do leilao da Christie's.

http://setimoprojetor.blogspot.com/2009/05/arvore-de-guernica-fernando-arrabal.html

eh isso ai. vou pra aula, quando voltar eu posto as novidades. muáh.

gosto exótico de coisas q eu desconheço!


gente, falando do blog por ai com as amigas perdidas, a Ruana (amada q eu adoro la do rio grande) me soltou essa: imagino pelo teu gosto exótico de coisas q eu desconheço! euheu ta confesso, eu gosto de coisas estranhas mesmo, e dai? uehueh
como diz a minha querida adriana calcanhoto:

"Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto
Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem"

esse blog/diário eh exatamente isso, mostrar certas coisinhas estranhas que eu gosto, eu gosto dos feios, dos que sentem dor, dos que vivem de verdade, de gente/coisas iguais e sem graça ja estamos cheios e vomitando por ai. entao segura na minha mão, coloca o bad romance p tocar e vem comeego!

entao dona Ruana, agora vc vai ficar conhecendo coisas exoticas q vc desconhece. falando em dor e gente q vive de verdade, hj ainda vou postar alguma coisa sobre o MCQUEEN, ta fazendo falta no mundo da moda, todos sentimos muito pela morte do grande gênio q vc foi e será eternamente.

é isso ai. bjs e carinhos.

PICASSO VAI A LEILÃO


gentee! a casa Christie's acabou de divulgar que finalmente vai leiloar no dia 23 de junho em Londres o "Retrato de Ángel Fernández de Soto (O Bebedor de Absinto)" fase azul do gênio espanhõl Pablo Picasso, finalmente porque a obra era pra ter sido leiloada em 2006, mas ocorreram alguns problemas, a posse foi contestada por um indivíduo, falando q a obra pertencia a familía dele e foi roubada pelos nazistas... enfim, agora está tudo pronto, e nao é só isso, a Christie's atribuiu um valor recorde a obra, que terá lançe inicial estimado entre US$ 45-60 milhões de dórares (nao vejo a hora levantar a minha plaquinha e escutar o dole uma, dole duas... euheuh, brincadeirinha). A Christie's disse que a obra "é a própria encarnação da estética da fase azul, traduzida em pinceladas agressivas, soltas e insinuantes, que lembram El Greco e alardeiam a virtuosidade de Picasso." O último Picasso vendido pela casa arrematou o valor de US$ 104,2 milhões, recorde até entao, se nao fosse a concorrente Sotheby's ter vendido uma escultura de Giacometti por 104,3 milhões. bom, valores a parte, esse blog tem o comprometimento de levar pra todos vocês informaçõs preciosas do mundo da arte, e como sou loucamente apaixonado pelo senhor Picasso (nada de duplo sentido por favor) nao poderia deixar passar essa... claro, que pra vocês pobres isso nao faz diferença! uehuehueh (brincadeirinha de novo, prometo q vou parar).

para quem interessar vou deixar o link de uma breve biografia do Pablito do site sampa art. http://www.sampa.art.br/biografias/picasso/

para quem é apaixonado por ele e quer ir mais além, o livro Picasso da Taschen do Brasil eh uma obra maravilhosa, completa e vem numa caixa linda, nem adianta pedir a minha emprestada, é só de moi. euheu. beijos e até a proxima.

"se tiver algo pra roubar, eu roubo." Pablo Picasso

COMEÇANDO....


Então, depois de muito pensar e analisar, resolvi ter mais um compromisso (como se eu tivesse algum) com vocês meus fãs queridos (tá! brincadeirinha), criei esse blog-diário-passatempo pra falar de coisas que gosto, moda, artes plasticas, literatura... e pra começar com o pé direito, nao poderia deixar de publicar alguma coisinha do Caio F. então, pega o lencinho de papel e vem comigo.

"Com cuidado, com carinho, vou derramando gasolina sobre todos os objetos. Agora já não há dor nenhuma em lembranças de emoções como partidas, quartos vazios, separações. Não tenho mais emoção alguma. Sou só um corpo dotado de movimentos que vai derramando meticuloso a gasolina sobre os objetos. Tudo isso leva muito tempo. Não há nenhum centímetro dessa estranha montanha que não esteja impregnado até o fundo. Depois sento no chão, olho. Poderia chorar, ou pensar qualquer coisa funda, viva, forte. Não choro. Nem penso nada. Sou só um corpo sentado no chão de um pátio dentro de uma cidade qualquer, olhando para uma montanha de objetos encharcados de gasolina. Fico tempo assim, eu."

caioF-Marinheiro-Triângulo das Águas.


sintam-se a vontade, entre sem bater, joga na minha cara que também é tua tudo aquilo que você tem vontade mas nao tem coragem, vem se sujar também, ou em outras palavras, SEJA BEM-VINDO...